CEBs do Regional NE3 emitem carta contra o extermínio da juventude

cartaz_campanha

NOTA DAS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE DO REGIONAL NE-3 SOBRE A VIOLÊNCIA E O EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE

Nós, Comunidades Eclesiais de Base do Regional NE3, reunidas no II Encontrão Regional das CEBs, nas terras de Caetité-BA, nos dias 21 a 24 de maio de 2015, ao analisar a realidade de nossas juventudes e aprofundar esses elementos numa oficina sobre a temática, elegemos como compromisso a necessidade de defender e garantir a vida de todas as juventudes, sobretudo, aquelas que vivenciam situações de violação de direitos e risco eminente de morte, seja no campo e na cidade, principalmente, nas periferias dos nossos centros urbanos e em meio aos povos e comunidades tradicionais.

Clamamos “Chega de Violência e Extermínio de Jovens”, porque as juventudes de nossas comunidades querem viver. Diante da situação do país, mais do que nunca, precisamos levantar a bandeira da Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens, assumi-las em nossas bases e fortalecê-las por todo o nosso regional.

Levantamos a bandeira da permanência e valorização da vida no campo e nos territórios dos povos e comunidades tradicionais, para que as nossas juventudes rurais e de povos e comunidades tradicionais tenham a garantia da sua identidade (camponesa, indígena, quilombola, fundo e fecho de pasto, pescadores, marisqueiras, extrativistas, entre outros), podendo viver do seu espaço territorial e no seu ambiente identitário, de forma digna e respeitosa.

Frente ainda às tentativas de marginalização e criminalização dos nossos e das nossas jovens dizemos “Não a Redução da Maioridade Penal”. Queremos a garantia de mais direitos e de políticas públicas de qualidade, que permitam aos nossos jovens e às nossas jovens terem uma vida que vale a pena ser vivida, para que possam exercer o seu protagonismo juvenil em nossas comunidades e em meio à sociedade.

As juventudes são parte integrante da caminhada das Comunidades Eclesiais de Base e toda ação que afronte a vida dos nossos e das nossas jovens nós repudiamos e denunciamos.

Para que todos e todas jovens tenham vida, e a tenham em abundância, seguimos firmes na caminhada.

Mailson Pereira

Articulador das Pastorais da Juventude do Brasil no Regional NE-3

Tiago Aragão

Pela equipe de Coordenação das CEBs NE-3

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress