PJ lança cartaz da Ampliada Nacional de 2020

Faltando 50 dias para a Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude, com muita alegria e esperança apresentamos o cartaz da ANPJ 2020, que será realizada na Diocese de Erexim, Regional Sul 3 – Rio Grande do Sul.

O Cartaz foi criado pela jovem Heloísa Nascimento, da Diocese de Apucarana/PR (Sul 2). Abaixo, Heloísa nos explica os elementos do cartaz:

O cartaz feito na técnica de colagem é a ressignificação de um olhar atento para as realidades das nossas Betânias, dando prioridade à vida de uma juventude plural que se alimenta do evangelho, cuja centralidade é a vida do Jovem de Nazaré.
Jesus é o centro de nossa fé e assim ele está na centralidade do cartaz, protagonista de um evangelho libertador sendo o próprio pão que sustenta e alimenta a vida, na figura de um jovem negro, reafirmando os traços de identidade histórica de um jovem Palestino, nos desmistificando do paradoxo do embranquecimento da principal figura religiosa do cristianismo, repensando a imagem de Jesus na contemporaneidade. No recorte inferior, trazendo a típica figura neoclássica do Sagrado Coração de Jesus Cristo, que nos aponta para um coração saltado do corpo, símbolo humano de um Jesus com uma humanidade genuína, que nos aproxima dessa face e nos mostra que somos todas e todos filhos de um Deus amor. Na outra mão, o gesto é do convite ao aprochego e à aproximação.
Também estão postos alguns símbolos regionais, como a cuia, elemento de partilha nas rodas de chimarrão nas famílias, nos grupos de amigos e também da pastoral; as folhas de mate e textura de um saco de estopa, símbolos da vida do campo e de agricultura, muito presente na região sul; as chitas e bordados, nos recordam as vestimentas características das mulheres gaúchas e da nossa mística.
Um ponto a ser destacado na parte inferior do cartaz, é reafirmação da identidade da Pastoral da Juventude dentro de um aspecto de diversidade plural, que se revela em uma foto feita de uma atividade que ocorreu com a juventude da PJ de Erechim.
A PJ caminha rumo aos 50 anos lançando novos olhares sobre o que já está posto e faz isso trazendo o rosto da Jesus e as realidades juvenis. A própria escolha da técnica da colagem nos mostra uma proposta de desconstrução de reconstrução e a arte tenta trazer isso em seus elementos.

Divulguem nos grupos de jovens e em suas redes! Vamos ressoar essa boa noticia pelo país e sintonizar a juventude PJoteira com esse momento tão significativo para a Caminhada da Pastoral da Juventude do Brasil.

CLIQUE PARA BAIXAR

 

#TeAprochegaNaPJ #ANPJ2020 #PJeuAcredito #SomosIgrejaJovem #PJ50Anos

 

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.