CARTA DA PASTORAL DA JUVENTUDE DO ALTO XINGU

 

CARTA DA PASTORAL DA JUVENTUDE DO ALTO XINGU

 

“Jesus Libertador é o mestre que nos conduz e sustenta no caminho, celebrar e recordar a caminhada é profético, pois, sementes foram lançadas e os frutos vão colhendo.”.

 

Amados (as) irmãos (as) em Cristo, que a paz esteja convosco,

 

Com alegria os jovens da Pastoral da Juventude da região eclesial Alto Xingu das paróquias Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora Aparecida e São Félix. Estiveram reunidos nos dias 29, 30/06 e 01/07/2018 no Centro de Formação Nossa Senhora de Nazaré celebrando o 30º encontrão regional da Pastoral da Juventude com tema: “30tão da PJAX, o nosso jeito de ser e se refazer” e Lema: “Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)”. O Objetivo foi promover à integração entre os jovens agentes pastorais, proporcionar espaços de formação e celebrar os 30 anos de encontrão da Pastoral da Juventude do Alto Xingu.

WhatsApp Image 2018-07-13 at 06.39.10

Durante esses dias Vivenciamos momentos de palestras e oficinas com foco na Doutrina Social da Igreja Católica e no debate da Ecoteologia, despertando em cada jovem um olhar crítico sobre a realidade. A partir da nossa reflexão durante as atividades e comprometidos com a construção do reino de Deus e da Civilização do Amor na terra, propomos como ações concretas para a pastoral da Juventude da região: I) Unir – se aos movimentos que debatam sobre a situação socioambiental; II) Cultivar e doar mudas frutíferas e para sombreamento; III) Eliminar o uso de descartáveis nos eventos da PJ; IV) Articular com as Secretarias de meio ambiente de cada município para ensinar a juventude fazer compostagem para produção de mudas; V) Criar um grupo cultural que envolva o ensino de música dança e teatro na linha pastoral e fique a serviço das comunidades e grupos de bases; VI) Criar uma campanha a respeito da identidade cultural cooperando com a transformação da sociedade para um mundo melhor. VII) Estudar os direitos da juventude garantidos nas constituintes envolvendo os três poderes nacionais; VIII) Organizar projetos a partir da participação na REPAM e IX) Elaborar projetos para serem realizados no grito dos excluídos, tais como meio ambiente, violência contra juventude e direitos humano etc.

Captura de Tela 2018-07-13 às 10.40.35

Assim, reafirmando nossos compromisso como igreja em saída e missionária, incentivando as juventudes a assumir cada vez mais o protagonismo nas ações transformadoras na sociedade a exemplo do nosso mestre, na esperança de trilhar os caminhos de Cristo e com Cristo.

Amém! Axé! Awere! Aleluia!

 

São Félix do Xingu-Pará, 01 de julho de 2018.

 

Atenciosamente,

PASTORAL DA JUVENTUDE REGIÃO ALTO XINGU

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.