Caminhos para um mundo novo! Encontro Estadual da PJ no Rio Grande do Norte

Seguindo o planejamento regional para o triênio 2017-2020, a coordenação regional da PJ Nordeste 2 tem realizado em 2019 os Encontros Estaduais da Pastoral da Juventude (EEPJ), os quais reúnem jovens das dioceses de cada estado num grande encontro para formação e capacitação de lideranças. Além disso, o EEPJ tem como objetivo fortalecer a unidade em torno da nossa identidade e da nossa espiritualidade, animando-nos para a ação e missão pastorais junto às juventudes, na Igreja e na sociedade.

No Rio Grande do Norte, o EEPJ aconteceu na Diocese de Caicó, de 23 a 25 de agosto de 2019, e contou com a participação de mais de 70 jovens. O encontro teve como tema central Pastoral da Juventude: na esperança viva construímos caminhos para um mundo novo! A inspiração parte da canção “Coração Livre” (Pe. Jorge Trevisol) e expressa o nosso desejo e o nosso compromisso evangélico em assumir como esperança viva a Boa Nova de Cristo, tomando-a como referência central de nosso caminhar na construção de um mundo novo, a Civilização do Amor. Nessa mística que nos moveu e nos move, a iluminação bíblica do Encontro veio do evangelho de Marcos 16, 15 “Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Nova para toda a humanidade”. Este mesmo texto bíblico é iluminação do Projeto IDE, da Pastoral Juvenil da CNBB, de forma que o Encontro também foi uma oportunidade para reforçar a nossa comunhão e unidade com a Igreja do Brasil.

65d7473c-c34d-4d57-aee7-b08366588732

A partir disso, o encontro buscou promover a capacitação das lideranças em torno da nossa identidade pastoral, bem como de temas e questões consideradas prioritárias em relação a nossa realidade, tais como: Políticas Públicas e participação social; Ecologia; Campanha Nacional de enfrentamento aos Ciclos de Violência contra a Mulher; Masculinidades à luz da Bíblia; Assessoria e Acompanhamento. Mais do que temas de formação, são para nós ‘caminhos para um mundo novo’, que precisam ser abraçados e trabalhados fortemente junto às bases. Também se fez muito presente no encontro a mística da partilha de vida, dos desafios, sonhos e experiências do chão de cada uma e cada um. Foram dias em que pudemos cultivar e celebrar nossa comunhão e reanimar para a missão junto às juventudes potiguares.

Por: Coordenação Regional da PJ – Regional Nordeste 2 (AL, PB, PE, RN)

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.