Caminhamos com Jesus e o acolhemos como Rei

luz_caminhada_ramos

Hoje domingo de Ramos, somos convidados a caminhar com Jesus e acolhe-lo como Rei!

Somos convidados neste domingo a pegar nossos Ramos e cantar um canto novo de louvor e reconhecimento ao Rei que vem. Em sua grandeza Jesus vêm ao encontro dos povos, com um olhar de esperança e amor, acolhendo cada um e cada uma, com suas limitações, sonhos e esperanças.

Neste dia, qual hino tu cantas?

O que trazes neste momento para acompanhar o Rei dos Reis? Muitos esperavam de Jesus um reino somente mágico de ações instantâneas sem processos de caminhada. Não conseguiam pensar num messias que falava pelo homem, acolhendo-o em suas limitações e levando-o às Bem-aventuranças. Hoje, ficaremos somente com a primeira leitura, (Fl 2,6-11) pois ela revela-nos está ação kenotica do Filho do Homem, aquele o Rei dos Reis que se esvazia de si e neste esvaziamento se reconhece na fragilidade humana.

Que Rei nós estamos seguindo?

Qual seu propósito neste seguimento?

Vede! Sinta e acompanhe este Jesus que nos desafia a gastar a vida em prol de muitos. Este Jesus que ainda hoje continua a incomodar, quando não conseguimos sair de nós e apenas exigimos do outro atenção, acolhida, e respeito. Quando nós mesmos não somos capazes de acolher e respeitar aqueles que pensam diferentes a nós.

Que Rei nós estamos seguindo?

Lembremos que nosso Deus despojou-se de si e assumiu a condição de escravo. Rebaixado, o Filho do Homem nos ensina a reconhecer-nos mais frágeis nos desfavorecidos e a perceber as sutilezas constantes do amor.

De que adianta grandes cargos, pompas e aplausos? Isto não passa de uma fútil massagem de ego. O que precisamos são de testemunhas da Esperança, exemplos que nos interpelem e nos incomodam nos desafiando a nos esvaziamos do show das falsas aparecias…

Estamos começando a Semana Santa que possamos caminhar ao lado de Jesus, não somente nos dias de triunfo, mas nos momentos de dor e desolação.

Que nosso bom Deus continue a nos acolher e que nós sejamos sinais de esperança pelo mundo.

* Pe. Rocélio Alves, Diocese de Tianguá

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.