Primeiro dia da ANPJ é marcado pela discussão da realidade juvenil

Ampliada PJ

A segunda-feira (23) da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ) teve sabor especial para a os pejoteiros e pejoteiras de todo o Brasil presentes no Crato. Já de início, a juventude foi convidada a colocar em oração os lugares “onde pisam os pés, a cabeça pensa e o coração ama”.

Para a mesa institucional, a ANPJ acolheu Dom Gilberto Pastana (bispo da diocese de Crato), Aline Ogliari (secretaria nacional da PJ), Ir. Tomelina Barbosa (assessora nacional da PJ), Ludmylla Yanna (coordenadora regional da PJ no Regional Nordeste 1 – Ceará), Licaon Rocha (coordenador diocesano da PJ no Crato).

aaaaPara Dom Gilberto a realização da Ampliada já é de grande importância para a juventude. “É essa partilha que constrói a vida, a juventude e a igreja” disse. Sentimento que é compartilhado pela jovem Ludmylla, que conta como foi rezada a possibilidade de acolher o evento no sertão do Nordeste e o desejo de “sair da Ampliada com o processo bonito, com olhar para as bases, fazendo florescer”.

Na ocasião foi lida também a carta de saudação de Dom Vilson Basso, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que saudou a juventude pejoteira, lembrou do seu carinho especial com a PJ e convidou a Ampliada a ir além das ações habituais.

Para iniciar os estudos do dia, Marcelo Naves, da Pastoral Carcerária e a coordenadora do Regional Norte 1 (Amazonas e Roraima), Lidiane Cristo, trouxeram o debate sobre as realidades das juventudes do Brasil.

“Esse momento histórico que estamos vivendo é um debate estrutural do Estado? Está desmistificando as políticas de governo e políticas de Estado? Estão mudando as cláusulas pétreas. Como pensar táticas frente a isso?” indagou Marcelo.

Em consonância, Lidiane relembrou os posicionamentos da Pastoral da Juventude sobre a temática, como a realização do Seminário Nacional de Realidades Juvenis, que aconteceu em Itaquera – São Paulo, no último em novembro de 2016.

Pela tarde, os trabalhos continuaram nas dinâmicas dos grupos dos chapéus, fazendo memória da realidade do sertão nordestino e as galileias que a juventude encontra no caminho da construção da vida.

A fim das atividades, já na parte da noite, a mística prevaleceu e os e as jovens realizaram um “twitaço” sobre o que ressoou nos corações durante o dia, acompanhado de uma linda e profunda ciranda, regada pela chuva do sertão que dizia: “Chorar, sorrir também e depois dançar na chuva, quando a chuva vem”.
________________
Dom Gilberto Pastana, primeiro bispo na história a acolher duas Ampliadas Nacionais, em razão de estar bispo em Imperatriz, sede da ANPJ no ano de 2011.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.