POR QUE FALAR SOBRE O FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHAS?

Facea

Queridos (a) jovens!

A crítica ao atual sistema político deve ser acompanhada de propostas que valorizem a atuação política como um todo, seja pela via dos partidos políticos, dos conselhos de direitos ou dos movimentos sociais. É necessário aprovar uma Reforma Política capaz de construir um sistema político mais democrático e representativo no País, ampliando a participação popular nas esferas de poder.

Percebemos que mesmo com os avanços políticos, econômicos, sociais e ambientais, ainda existe um grande número de problemas em nosso sistema eleitoral que precisam ser enfrentados, dentre eles destaca-se o financiamento de campanhas por empresas e a consequente corrupção eleitoral.

Essa corrupção acaba desencadeando a crise urbana e rural vivenciada pelo conjunto da sociedade com a baixa qualidade transporte público das grandes cidades, a violência crescente, a carência de esporte e lazer para a juventude, a deficiência da educação, a precariedade da saúde pública, a falta de terras para os/as trabalhadores/as sem-terra, entre outros tantos problemas.

É notável que a juventude é parte integrante das articulações, mostrando que ela está cada vez mais atenta aos processos e quer colaborar diretamente na construção de um novo jeito de se fazer a política em nosso País, mas o engajamento de cada brasileiro/a deve ser maior.

No desejo de colaborar nas reflexões da Reforma Política tão divulgada pelas mídias, na maioria das vezes de forma equivocada e manipuladora, damos continuidade nas publicações sobre a Reforma Política que acreditamos, abordando nesta segunda roda a pauta do Financiamento Público de Campanhas. Que este material possa ajudar a visualizar melhor o nosso papel de refletir, mobilizar e agir no processo da Reforma Política, em busca de mudança e do Outro Mundo Possível.

Baixe a Roda de Conversa nº 2, clicando aqui.

EQUIPE DO PROJETO NACIONAL “A JUVENTUDE QUER VIVER!”

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.