PJs do Oeste da Bahia debatem os atuais desafios para as juventudes e a Igreja

Aconteceu entre os dias 8 e 10 de abril a Assembleia das Pastorais da Juventude  (PJ e PJMP) da Região Pastoral 5 (Oeste da Bahia), na cidade de Carinhanha que faz parte da Diocese de Bom Jesus da Lapa.  A assembleia tem como tema: JUVENTUDES, IGREJA E OS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE, e como iluminação bíblica “Vós sois o sal da terra […] Vós sois a luz do mundo”. Iniciamos com uma mística conduzida por Danilo da Comissão Nacional da PJMP, nos levando a refletir sobre a iluminação bíblica e motivando os participantes em relação a importância de cada um(a) na Pastoral que está inserido (a).

Após um momento de acolhida e animação Flávio da articulação da RP5 deu as boas-vindas aos participantes, se apresentando e encaminhando as apresentações dos demais. No momento tratou da programação, e das recomendações anexas à carta convocatória da Assembleia. Dando continuidade, o jovem Murilo da Diocese de Barreiras iniciou a roda de conversa sobre os desafios dos grupos de base.

Na manhã de sábado, após o café, a mística ficou ao encargo da Diocese de Barra, passando pela reflexão do barro que somos na mão do oleiro que é Deus e que diante de todas as dificuldades não somos perfeitos assim como nossa juventude que precisa ser trabalhada e moldada conforme as mãos de Deus. Assim sendo, se voltou à plenária a qual foi dividida em grupos de trabalho para discutir os desafios da juventude. Com a seguinte questão: Quais são os desafios de trabalhar com as juventudes?

O sábado à tarde foi o momento de planejar o Plenarinho da Juventude, espaço do protagonismo juvenil na Romaria da Terra e das Águas no mês de julho em Bom Jesus da Lapa. O tema desse ano será Juventudes e a Casa Comum, em conssonância com a CFE 2016 e a Encíclica Laudato Sí.

No domingo, os pjoteiros participaram da celebração eucarística com a comunidade, ao término da missa retornaram para o local do evento e como já havíam concluído a programação do plenarinho da juventude fizeram os encaminhamentos e informes, em que Flávio relatou sobre o Encontro Regional da Pastoral da Juventude que ele participou em Amargosa nos dias 28 a 30 de agosto de 2015 e Jeferson falou da Ampliada da PJB, realizada em 26 a 28 de fevereiro de 2016, no distrito de Acupe, em Santo Amaro.

Após os informes, fez-se com a votação da data da próxima Assembleia da RP5, sendo definido para os dias 24 a 26 de março de 2017, na Diocese de Barra, ficando a coordenação diocesana a definir a cidade que acolherá a assembleia, porém, houveram sugestões de ser na cidade de Ibotirama.

Fonte: Pastorais da Juventude da Região Pastoral 5 – Regional NE3

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.