Pjoteiros de Aracaju promovem o “PJ nas Paróquias”

A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Aracaju, enquanto coordenação do Vicariato São Marcos organizou nesse sábado(14) junto aos jovens da paróquia Nossa Senhora Aparecida, conjunto Bugio, o 1º PJ nas paróquias, com o tema “Juventude agora é a nossa vez e não podemos esperar” e lema “Somos juventude, semente’s de uma nova nação”, sendo iluminado pela passagem bíblica “Pois o Próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mc 10,45).
O encontro aconteceu com o intuito de proporcionar uma iteração maior entre a PJ e a paróquia que acolhe o encontro, despertar novas lideranças, provocar a formação ou manutenção de grupos de jovens, proporcionar o conhecimento da articulação da Pastoral e favorecer a vivência de uma espiritualidade comprometida e encarnada.
Contou com a presença de jovens da paróquia acolhedora e capela Sagrado Coração de Jesus, mas também representantes de grupos de jovens das paróquias São Pio X, Senhor do Bonfim, São João Evangelista e capela Santa Clara, Sagrada Família, Nossa Senhora de Fátima e capela, Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, Santa Cruz.
Durante o encontro aconteceram momentos de animação, oração, 2 palestras, leitura e discussão da passagem biblica. A primeira palestra foi feita por Felipe, que comentou um pouco sobre o que é a PJ, logo em seguida Davi falou sobre a identidade e missão da Pastoral da Juventude e para concluir, Carlos explanou sobre o grupo de base (jovens) e o serviço que pode ser feito pelo grupo. Já a segunda palestra, foi uma contribuição feita por Junior (membro acolhedor), quando retomou o tema do encontro, mesclando sua fala entre comentário sobre o tema e partilha de experiências relacionadas ao mesmo.
Foi pedido que cada um fizesse um comentário sobre o assunto que ele tratou no encontro e esses são os comentários de:
Felipe, “A Pastoral da Juventude é um jeito novo de ser igreja, que acontece no grupo, pelo grupo e para o grupo, trazendo isso como base e propósito na caminhada. Ser pastoral é mudar o modo de pensar, de ver e agir, a PJ não poderia ser diferente, nós buscamos provocar e instigar o protagonismo juvenil, para que consigamos fazer o que Jesus fez, sendo possível assim, que o jovem consiga colocar a sua força e energia em pratica e em grupo, mudar a sua própria realidade, fazendo uma analise critica da mesma, levando em consideração o que nosso mestre nos ensinou.”;
Davi, “A nossa identidade esta refletida principalmente no nosso jeito de ser, fazer, celebra, valorizando o potencial dos jovens. Sendo que fazemos opção pelos pobres e jovens a exemplo do Cristo libertador, somos grupos de jovens motivados pela fé atuando nas comunidades eclesiais, organizamo-nos á partir dos mesmos, atuamos na sociedade de forma a contribuir na construção de outro mundo possível e dispomos de linha definida e metodologia própria. Com isso a PJ assume a missão de anunciar e testemunhar o Reino de Deus, movida pela proposta libertadora de Jesus Cristo e animada pelo Espírito Santo, buscando concretizar a Civilização do amor.”;
Carlos, “É importante que as bases tomem consciência que elas são fundamentais na evangelização de jovens. O grupo de jovens tem uma missão desafiadora e bonita, tem a missão de acolher e mudar a vida dos jovens, respeitando as diferentes formas de agir e pensar. Através do grupo de jovens, cada membro do grupo amadurece a fé, conhece mais sobre o evangelho, fazendo isso Jesus passa a ser o centro da sua vida. Quando as lideranças e demais participantes do grupo reconhecem sua função profética na igreja e na sociedade, os jovens são missionários e agentes transformadores da realidade do povo.”.
Fonte: Pastoral da Juventude – Arquidiocese de Aracaju

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress