PJ realiza a 8ª Jornada da Juventude do Recôncavo da Bahia

Aconteceu no dia 07/05/2016 na cidade de Cachoeira, Recôncavo baiano, a VIII Jornada da Juventude realizada pela PJ Recôncavo, com o tema: “Se tu conhecesses o dom de Deus!” e o lema: A opção evangélica pelos pobres e marginalizados. Tratou-se de um evento sobretudo formativo, contando com cerca de 300 jovens de 11 paróquias da Forania XI da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Objetivando discutir temas fundamentais para nossa caminhada pastoral, a VIII Jornada contou com Assessores da PJ Recôncavo refletindo e construindo temas voltados para os Grupos de Base: “Unidos por uma luta comum: terra, teto e trabalho” – a partir do subsídio da Semana da Cidadania 2016 –, “Juventude e direito à Educação” (Semana do Estudante 2016), “Planeta Terra: Casa comum, nossa responsabilidade” (CFE 2016), “Juventude: o precioso presente da Igreja”, “Entra na roda com a gente: esta ciranda é de todos nós!”, “Grupos de Base da PJ: somos e fazemos Igreja Jovem.” Nestas 6 Oficinas, os jovens construíram juntos possibilidades de abordagem e ressaltaram a relevância da reflexão dessas temáticas no espaço dos Grupos.

A VIII Jornada da Juventude do Recôncavo foi marcada também pela Celebração Eucarística, presidida pelo Padre Antonio Carlos (Tota) e concelebrada pelo Diácono Alan Bacelar. Registramos a fundamental participação das Irmãs Religiosas da Congregação Nossa Senhora dos Humildes, as Irmãs Paulinas (que montaram stand de artigos religiosos no Encontro) e de modo especial as Irmãs Sacramentinas, que cederam o espaço do Colégio e participaram do nosso Encontro. Contamos ainda com a belíssima apresentação correográfica do Grupo de Dança EX13, de Cachoeira, abordando a violência e extermínio de jovens. Na ocasião, a Equipe do Teias da Comunicação – PJ Recôncavo, representada por William Soares, apresentou e fez o Lançamento Oficial do Aplicativo versão beta, para android: “Minha Reunião”, primeiro aplicativo da Pastoral da Juventude voltado integralmente a contribuir na organização das reuniões de Grupo de Base. A meta é lançar, no segundo semestre deste ano, a versão completa e atualizada deste aplicativo, que já encontra-se disponível para download no Play Store.

Com informações da Coordenação da PJ Recôncavo

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress