PJ NE3 se encontra no 14º ERPJ, em Jequié/BA

Foi realizado nesse fim de semana, de 08 a 10 de setembro, o 14º Encontro Regional da Pastoral da Juventude, na Diocese de Jequié, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL).  Foram mais de 80 participantes de todo Regional Nordeste 3 – Bahia e Sergipe. A temática do encontro foi: Juventudes e Espiritualidade – Com a Mãe Negra Aparecida, em defesa da vida.

O encontro se iniciou na sexta com a mística de abertura, organizada pela equipe própria: momento forte com a imagem de Nossa Senhora Aparecida em destaque, sendo conduzida a até o espaço da plenária pela coordenação regional da PJ. Foi apresentada, em sintonia com a PJ Nacional, a “flor das prioridades” da ANPJ, no Crato, que devem ser seguidas pela PJ em todas as Dioceses do Brasil. Em seguida, a coordenação diocesana da PJ de Jequié pode dar oficialmente as boas vindas a todos os pjoteiros vindos de outras Dioceses. Logo após houve a mesa de abertura do ERPJ, com o Franco (Pastoral Carcerária), Claúdia (Movimento de Mulheres), Adriana (CEBI) e Samantha Gadelha (Secretaria Regional da PJ). Em seguida, a Adriana Fernandes começou a assessoria do encontro, nesse primeiro momento, ouvindo também algumas questões juntos aos delegados e delegadas.

A imagem pode conter: flor

No sábado de manhã, os trabalhos de iniciaram com a mística, conduzida pela Região Pastoral 2 (Sergipe). Também nesse turno, a Adriana continuou a apresentação sobre a temática do encontro, trazendo elementos de uma espiritualidade libertadora. Encerrando a manhã, foram dadas as orientações para os trabalhos nos GTs, pelo turno da tarde. Foram 3 os grupos: Mulheres Negras, conduzido por Claúdia do Movimento de Mulheres de Jequié; Mulheres Encarceradas, conduzido por Franco da Pastoral Carcerária de Jequié; e Mãe Terra, conduzido por Luziana, do projeto Calanguinho. No final da tarde, as/os pjoteiras/os partilharam as experiências vividas em cada GT.

Na noite, foi rezado o Ofício Divino da Juventude, onde foram apresentados os nomes dos indicados aos serviços regionais, e que disseram seu sim: para o serviço da assessoria, Fernando Andrade, da Diocese de Jequié; para o serviço da secretaria regional, Nicole Cerqueira, também da Diocese de Jequié. Em seguida, foi realizada a noite cultural, com a animação da Banda Weba, que também animou todo o encontro com músicas da caminhada da Pastoral da Juventude.

O domingo de manhã se iniciou com a Santa Missa, com a presença dos padres Leandro, referencial pela PJ na Diocese de Jequié e Paulo Marcos responsável pelo Setor Juventude na Diocese de Jequié. Voltando à plenária, o Tiago Medeiros, coordenador nacional pelo NE3, fez alguns repasses da PJ Nacional, como questões da ANPJ que aconteceuno Crato (CE) e do ENP que está chegando e será em janeiro, em Rio Branco (AC). Em seguida foi momento das Regiões Pastorais se reunirem, para entre outras coisas, indicar nomes para o serviço da coordenação nacional, representando o Nordeste 3, e também nomes para a assessoria regional. Os nomes foram apresentados à plenária e serão acompanhados pela CR e CRA. Em seguida, foi escolhido o local e data do 15º ERPJ, que será na Diocese de Eunápolis, entre os dias 07 e 09 de setembro de 2018.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo

Finalizando o ERPJ, foi o momento de agradecimentos, com muita mística. Primeiro Tiago e Samantha agradeceram aos assessores regionais, Ivan Santos, Selma de Oliveira que estavam presentes, e os demais que não puderam estar presentes. Logo após, foi o momento da PJ Regional agradecer o serviço e a vida doada de Samantha e Tiago, através de Ivan e Selma. Por fim, foi a hora de acolher na coordenação regional da PJ a nova Secretária Regional para o biênio, a Nicole Cerqueira e também o novo assessor, Fernando Andrade, que espera pelos demais que também comporão a nova equipe de assessores. A plenária ouviu atentamente a ambos, e rezou junta a Mística de Envio, para então poder voltar para a missão nas Dioceses.

A imagem pode conter: listras

Com informações de Erik Nascimento, pela equipe de Coordenação Regional da PJ NE3

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress