PJ NE3 lança cartaz oficial do 13º ERPJ, na Diocese de Barra/BA

Esse ano, a CRPJ/NE3 lançou um edital para concurso de identidade visual, no qual teve como objetivo mobilizar os diversos grupos de base para a construção do cartaz de divulgação do encontro. A ideia central foi fazer com que os jovens pjoteiros se sintam parte do processo de construção do encontro e pertencentes a essa ciranda.

Nesta edição, o ERPJ ocorre entre os dias 26 a 28 de agosto e traz como tema, “PJ: Caminhando com a esperança no cuidar do outro”. Assim, em comunhão com o tema da campanha da Fraternidade de 2016 (Casa comum, nossa responsabilidade), viu-se que é necessário, para os cuidados com a Casa comum, cuidar também de si e do outro. Tema este, que nos inspirou a dizer que é necessário “Vivenciar, na mística da mãe terra, a cultura do bem viver” (Lema do encontro).

Iluminados: “Vede como eles se amam” (Escritos de Tertuliano. Apolog. 39) (cf. Jo 15, 12.13.17; 1 Jo 2, 8; Mt 22, 39; Jo 17, 23; Act 4, 32), o Objetivo Geral do 13º ERPJ diz que é preciso “promover o cuidado com a casa comum, consigo e com o outro”. Desse modo, queremos: Promover as políticas da cultura do bem viver na Pastoral da Juventude; Entender-se como parte fundamental para melhoria da casa comum; Trabalhar elementos práticos e afetivos do acompanhamento do cuidado; Incentivar as práticas das obras de misericórdia buscando o bem comum.

O cartaz é de autoria do jovem pjoteiro Mateus Pereira dos Santos da Arquidiocese de Vitoria da Conquista/BA.

Segundo o artista artista, ele se inspirou na própria temática: “Tive influências também do tema da CF 2016. A ciranda foi inspirada na canção de Lia de Itamaracá. A árvore aí representa a vida. O conjunto árvore-ciranda representa a celebração da vida, a Igreja representa a “casa” e os jovens representam o “povo”. As PJ’s no lugar das folhas indica a juvenibilidade da árvore, representa a Pastoral. Optei por cores mais quentes pra fazer referência ao Nordeste, a Caatinga.”

Além de Mateus, outros jovens do nosso regional submeteram inscrição e, ficamos com o coração cheio de alegria pela participação e entusiasmo de cada um e cada uma. Com efeito, cheios de esperança, aguardamos ansiosamente a data do ERPJ, para poder voltar a nos reunir e montar a nossa tenda às margens do “Velho Chico” na acolhedora Diocese de Barra/BA.

Desejosos pelo calor do abraço de cada um/a, na ternura e na resistência.

Pastoral da Juventude Regional NE3 – Bahia e Sergipe

Amém, axé awerê, Aleluia

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.