PJ do Sudoeste Baiano reflete sobre o ministério da assessoria

Nos dias 08, 09 e 10 de abril de 2016, em Cândido de Sales, na Paróquia Nossa Senhora das Graças (Arquidiocese de Vitória da Conquista), aconteceu mais um momento de formação, convivência e fortalecimento Região Pastoral 4 do Reginal NE3, onde refletimos a respeito do ministério da assessoria e sua importância no chão da Pastoral da Juventude.
A encontro começou na sexta feira (08) a noite com o acolhimento. No sábado (09) pela manhã, iniciamos com uma mística de abertura conduzida pelos representantes da Arquidiocese de Vitória da Conquista o qual levaram os participantes a rezar e refletir sobre o abandono e cuidado com o próximo iluminados pelo Evangelho que fala sobre os Caminhos de Emaús (Lc 24, 13-35). Logo depois o assessor Ivan, pjoteiro da Diocese de Ilhéus, iniciou o encontro nos provocando sobre o que é assessoria com base no material Caminhos da Esperança e as Cartas a Neoteofilos. Falando da necessidade de não caminharmos sozinhos e sim em união. Na parte da tarde fizemos memória da nossa caminhada, quem foi a pessoa mais importante e que tem algum significado pra a gente, então a partir disso fomos convidados a escrever uma carta a essa pessoa e posteriormente ligar pra a pessoa seguido de uma partilha da experiência. As atividades do sábado foram encerradas com um forró juntamente com os jovens do grupo de base da paróquia que nos acolheu. O domingo (10) iniciou com a missa juntamente com a comunidade. Após a missa foram dados os encaminhamentos finais onde as (Arqui)Dioceses se reuniram para avaliar o encontro, avaliar os dois anos de serviço do articulador da RP, assim como, propor uma data para o próximo encontro.
Em relação ao encontro sentimos falta das dioceses de Livramento de Nossa Senhora e da Diocese de Caetité (estiveram presentes a Diocese de Jequié e a Arquidiocese de Vitória da Conquista); os dois anos de serviço do articulador foi avaliada positivamente, ele permanecendo assim na articulação da RP por mais 1 ano; e o próximo encontro da RP4 será entre os dias 3, 4 e 5 de fevereiro de 2017 o qual terá caráter eletivo e formativo. 

Com informações de Camila Pacheco, da CAPJ da Arquidiocese de Vitória da Conquista/BA

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.