PJ do Sudoeste Baiano escolhe nova articulação de Região Pastoral

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

Nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro na Creche Santa Tereza, Paróquia Nossa Senhora das Graças – Jequié (Diocese de Jequié), aconteceu a Assembleia da Região Pastoral 4 / NE3, onde foi refletido o tema: Pastoral da Juventude: Fortalecendo a Ciranda do Cuidado. A assembleia teve como facilitadora a Secretária do Regional NE3, Samantha Gadêlha. A Região Pastoral 4, está situada no Sudoeste Baiano, representado pelas (Arqui)Dioceses de Vitória da Conquista, Jequié, Caetité e Livramento de Nossa Senhora.
A assembleia teve inicio por volta das 21h do dia 03 com acolhimento e uma mística do cuidado, conduzido pela equipe de assessores da Diocese de Jequié, onde foi refletido o sentido de cuidar e ser cuidado, através do texto: Se não quiser adoecer fale seus sentimentos (Dráuzio Varella), assim como com a dinâmica do túnel do cuidado.

O sábado (04) de assembleia começou com uma mística da manhã feita pela diocese de Caetité, na qual, nos foi proposto a leitura de um trecho da carta do Ir. Roger e a leitura de I Cor 12, 4-7, 12 e uma breve reflexão sobre os nossos dons. Logo após, Samantha, secretaria regional, puxou uma ciranda e nos convidou a sentir e ouvir a ciranda como circularidade, sem música e sem som, apenas ao do ritmo de nossos pés. Ajudando-nos a refletir o que a ciranda representa na Pj “O que ela representa para nós Pastoral da Juventude?”. Logo após, em grupos, fomos convidados a avaliar o triênio da Região Pastoral IV, tendo Neilson (Bob) como articulador, listando os cuidados e os descuidos durante este período.
Logo após a partilha dos cuidados e descuidos foi iniciado uma dinâmica no qual foi montada uma teia com fitas e cada fita representava um elemento da dinâmica do cuidado com o próximo e com o espaço onde estamos, foram lembradas algumas palavras como: esperança, comprometimento, alegria, espaço de diversidade, espirito acolhedor, amor, dentre outras. Após esse momento, foi feita a leitura do texto “Hino ao amor” de Dom Pedro Casaldáliga, a partir daí, a reflexão foi feita com direcionamento de que o amor é o que nos movimenta e com ele todas as coisas hão de se completar, logo, o Amor é cuidado e esse cuidado é preciso para que a Região Pastoral 4 caminhe. Pela noite, a plenária se reuniu em um momento orante, com a finalidade de rezar o processo de indicação para a articulação e Assessoria da RP4. Deste modo, as Dioceses se reuniram para rezar este processo e apresentar nomes para estes serviços, a partir do perfil previsto no Plano Regional da PJ. Os nomes indicados pelas Dioceses foram os de : Hiane Arruda (Arquidiocese de Vitória da Conquista), para o serviço da articulação, e os nomes de Graciele  e Crislândia (Diocese de Jequié) e Jeane (Arquidiocese de Vitória da Conquista). Após esse momento, foi realizada uma reflexão sobres estes serviços e posteriormente foram feitos os encaminhamentos para que as indicadas pensassem os seus projetos de vida, e assim no dia seguinte, apresentassem suas respostas. 

O domingo (06) da Assembleia começou com a Missa na Comunidade Santa Tereza, seguida pelo café da manhã. A Arquidiocese de Vitória da Conquista deu início aos trabalhos, realizando a mistica da manhã, trazendo para a ciranda, a memória do vivido até ali. Em seguida, foram indicados os direcionamentos que o Plano Regional da PJ oferece, explicando funções e organização interna da coordenação regional e da Região Pastoral. Foi levantado o questionamento a respeito do período de tempo, dentro do serviço da articulação e assessoria da Região Pastoral. Deste modo, após algumas opções levantadas na plenária, o período acordado foi de um biênio, sem renovação do tempo de serviço.

Após muita reflexão, dois nomes antes citados, foram confirmados para assumir a assessoria, sendo respeitados os momentos pessoais e pastorais destas pjoteiras, com o nome de Crislândia na referencialidade e de Jeane no acompanhamento desta. E também o nome de Hiane Arruda foi confirmado para a articulação da Região Pastoral 4. A Assembleia então foi finalizada após um momento de agradecimento a Neilson (Bob) por seu tempo de dedicação e cuidado para com a Região Pastoral 4 e acolhimento da nova articuladora (Hiane) e assessora (Crislândia).

Com informações de Hiane Arruda

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.