PJ de Salvador reflete sobre liberdade no 42º CrisJovem

Mais de duzentos jovens da Arquidiocese de Salvador participaram, neste domingo, da 42 edição do CrisJovem, no campus da Federação da Universidade Católica. Os representantes da juventude católica refletiram sobre o tema “Liberdade é o Desejo que nos faz viver” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” em oficinas discursivas, que se transformaram em apresentações artísticas durante a tarde.

O foco temático tem inspiração no Dia Nacional da Juventude e na Campanha da Fraternidade de 2014. “A formação é a alma do CrisJovem. Não somos uma pastoral de eventos, mas, sim, de processos. Celebramos aqui toda a caminhada construída ao longo do ano e deixamos a partir desse encontro sementes a serem cultivadas com base no tema proposto”, explica Althielis de Jesus, da comissão arquidiocesana da Pastoral da Juventude.

Programação
O dia começou com um momento de oração, amparado na leitura da bíblia.
Pela manhã, após o encerramento das atividades, os jovens participaram da celebração eucarística presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Filho.

Como parte da tradição do CrisJovem, a edição deste ano homenageou uma personalidade considerada referência para a PJ. A patrona deste ano foi a ex-secretária arquidiocesana e nacional e da pastoral, Hildete Emanuele, que atualmente mora em Brasília e foi representada por sua mãe, Doralice de Souza.

Integrante da PJ desde os 14 anos, Maiara Silva, hoje aos 38, ainda participa da pastoral. Após contar parte da história da homenageada do CrisJovem 3014, Hildete Emanuele, de quem foi contemporânea, Maiara resumiu o lhe encanta neste grupo: “A PJ tira o jovem da zona de conforto e o impulsiona a participar não apenas da missa e dos espaços religiosos, mas incentiva a sua atuação nas políticas comunitárias”.

Para ela, o tema do evento deste ano diz muito sobre esse carisma: “O jovem precisa fugir das estruturas que o escravizam e o impedem de desenvolver o raciocínio crítico e a vontade de mudar o mundo”, reflete.

Em Salvador, existem 55 grupos de jovens mapeados. No Brasil, são mais de 10 mil, que somam pelo menos 100 mil pessoas articuladas em fortalecer a atuação da juventude católica.

Fonte: Arquidiocese de São Salvador

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress