PJ da Diocese de Serrinha (BA) se reúne para refletir onde caminham as juventudes em nossa sociedade

01020304

*Por Márcio Mendes

Inspirados pelo tema da Campanha da Fraternidade 2015, Igreja e sociedade, a Pastoral da Juventude da Diocese de Serrinha se reuniu no Centro Comunitário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coité, nos dias 6, 7 e 8 de março, em um grande encontro de formação das foranias a fim de refletirem para onde caminham as juventudes em nossa sociedade.

“A proposta desse ano é que a gente trabalhe a percepção de por onde caminham as juventudes. A gente observa o caminho que a juventude percorreu, desde o Vaticano II com as modificações da Igreja perpassando pelos documentos que tratam sobre a evangelização da juventude, para que a gente decida o que a gente vai praticar no meu grupo de base, na minha comunidade, na minha paróquia.” Relatou a coordenadora da PJ, Verônica Cavalcante.

O encontro teve a presença marcante das lideranças jovens de 11 das 18 paróquias da diocese que através da oração e estudo da história da Igreja e da Pastoral da Juventude no Brasil puderam refletir quais os caminhos que a juventude atual percorrem.

Uma mística foi preparada para a oração inicial do encontro onde os jovens fizeram memória das escolhas dos jovens de gerações passadas e atuais. Também rezaram com hino da campanha da fraternidade, relembrando as escolhas que o Jovem Jesus fez e o caminho que Ele nos indica a seguir. Em seguida iniciou-se as oficinas sobre as decisões da Igreja acerca da juventude e o contexto da época. A formação foi dividida em três tendas que trataram do Concílio Vaticano II, das conferências episcopais de Santo Domingo, Puebla e Aparecida, e os documentos da Igreja sobre a evangelização da juventude.

Na manhã do sábado, os jovens se dirigiram a praça da Igreja Matriz para rezar pelos jovens mortos pela violência e em uma grande ciranda pela vida gritaram contra o extermínio de jovens e não a redução da maioridade penal.

A Ir. Talita da congregação das irmãs de São José aceitou o convite e conduziu a formação dos jovens mostrando através da história, Por onde caminham as juventudes e as contribuições da PJ nesse caminho de luta pela promoção da vida. Nos trabalhos de grupo eles, como jovens da Pastoral da Juventude, refletiram onde pretendem chegar e quais suas ações para alcançar seus objetivos.

“Eu não posso dizer não a vocês, não posso nunca dizer não a PJ da Diocese de Serrinha, sempre que me chamarem eu vou dizer sim, porque eu aprendi muito, eu cresci muito no meio junto com vocês.” Afirmou a Irmã.

Durante a noite, o debate sobre o tema continuou. Dessa vez em mesa redonda, com representantes da sociedade civil, que explanaram sobre a juventude na igreja, na política, na família e nas periferias existenciais.

Para a coordenação diocesana da Pastoral da Juventude, o encontro cumpriu seus objetivos na medida em que os jovens participaram bem das discussões e puderam conhecer melhor a estrada por onde estão caminhando a fim de que possam dar continuidade aos trabalhos de evangelização e de ação social em suas comunidades.

“A gente espera, que os jovens que participaram levem essa semente, e que aqueles que estão nos seus grupos de base também estejam preparando a terra para plantar esta semente e para que mais tarde a gente tenha frutos”. Concluiu Verônica.

Fonte: Pastoral da Juventude da Diocese de Serrinha

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress