PJ da Diocese de Paulo Afonso (BA) realiza segunda etapa da Escola da Juventude

SAM_7553

Nos dias 6 e 7 de junho a Pastoral da Juventude da Diocese de Paulo Afonso (BA) realizou a segunda etapa da Escola da Juventude Dom Mário Zanetta.  Mais uma vez pjoteiros de diversas paróquias fizeram do Centro de Formação de Cícero Dantas casa da juventude pjoteira.  Essa foi a etapa que abordou com mais enfoque a própria Pastoral da Juventude.

O sábado começou com a Celebração da Palavra, presidida pelo Diácono Yolando, onde rezamos pela nossa etapa da Escola da Juventude e por a juventude presente em nossas comunidades.  A formação começou logo depois, com o pjoteiro Richard, que fez parte da Coordenação Nacional da PJB na década de 90 e que ajudou na articulação da PJ na Diocese de Paulo Afonso, quando esta era assessoroda por Padre Wilson. A temática que ele abordou foi História da PJ, com enfoque na história a nível de Brasil, mas também recordando-a na Igreja Particular de Paulo Afonso.

No sábado a tarde a pjoteira Adelita, que é assessora na Diocese de Serrinha falou sobre a metodologia da PJ. No inicio ela pediu que os jovens presentes na formação dividissem grupos de acordo com as três Foranias presentes e representassem a partir de imagens e desenhos “a cara” da juventude da região. Em seguida começou sua explanação, que recordou o método Ver-Julgar-Agir-Rever-Celebrar e também a formação integral que a PJ propõe de acordo com a Igreja presente na América Latina. A noite foi o momento da noite cultural, que troxeo caráter junino tão forte nos estados do Nordeste e ainda mais no sertão baiano. Foram feitas brincaceiras juninas, como também alimentos típicos e claro a juventude e também a comunidade presente dançou muito forró.

O domingo foi iniciado com a Santa Missa, presidida pela padre Tiago, vigário da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, em Cícero Dantas. Foi momento de agradecer por mais uma etapa e também rezar para o Deus da Vida fortalecer a juventude presente na Missão. A formação começou com dinâmicas conduzidas por Cida Rosário, pjoteira da Diocese e atuante em Cícero Dantas. Trouxe a reflexão do que organização e fez a dinâmica da teia, para recordar como é a organização da PJ: uma grande teia que esta em todo continente. Logo após, Erik Nascimento que é da articulação da PJB no Sub Regional 3 e, falou de todas as instâncias da Pastoral da Juventude, desde o grupo de base até o continente. Afirmou que o centro, o cerne da PJ é o grupo de base, portanto é essencial que os participantes da Escola da Juventude levem toda a formação para seus grupos, e onde ainda não houver, que seja nucleado. Por fim a equipe de organização deu os avisos finais.

Fonte: Pastorais da Juventude – Regional Nordeste 3 (BA e SE)

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress