PJ da Arquidiocese de Feira/BA concretiza 3ª etapa da Escola da Juventude

A imagem pode conter: 30 pessoas, pessoas sorrindo, área interna

Aconteceu entre os dias 14 a 16 de julho a 3ª etapa da Escola da Juventude Dom Hélder Câmara, no ano de 2017. O encontro se deu na Chácara Santo Inácio, em Feira de Santana. As atividades se iniciaram na sexta, com a acolhida aos participantes e com a mística inicial, com a oração do Ofício Divino da Juventude.

No sábado, a parte formativa ficou por conta de Bruno Conceição, da assessoria da PJ de Salvador. Ele conduziu a oração do Ofício Divino no início da manhã, e em seguida começou com a primeira temática. A temática “Concepções de Juventude” foi abordada percorrendo as várias formas de se ver a juventude na Sociedade e na Igreja também. Já no período da tarde, a temática foi  “Missão da PJ”, onde o facilitador percorreu as questões desse tema a partir de documentos da PJ e da Igreja como um todo, sempre de maneira dinâmica.

No princípio da noite foi o momento de partilhar os Pães da Palavra e da Eucaristia. A Missa foi presidida pela padre Paulino, SJ, e tivemos a alegria de participar junto com a juventude do Magis, que estava participando de um encontro bem ao lado da Escola da Juventude. Eram jovens de algumas partes e também de fora do estado da Bahia. Momento de rezar pela unidade, e perceber tanta coisa em comum entre nossas espiritualidades e ação pastoral. Padre Paulino nos ajudou no pensar sobre esta nossa ação e como colocar nossa missionariedade juvenil em prática. Ainda na noite de sábado, fizemos também nossa noite cultural em conjunto, com os jovens pjoteiros e do Magis mostrando seus talentos na poesia, música e dramatização.

No domingo, logo depois do ODJ, foi o momento de os jovens cursistas aprenderem mais sobre Seguimento de Jesus. A facilitadora foi a assessora arquidiocesana da PJ, Irmã Márcia. Nessa temática, a partir dos textos bíblicos (evangelhos) e documentos da Igreja, como é o caminho dos seguidores do Nazareno: Ele se faz presente no meio dos mais empobrecidos e excluídos da sociedade. Antes da Mística Final, a equipe arquidiocesana fez avisos em relação à Formação Missionária, Missão Jovem e DNJ que estão se aproximando. Por fim, a Irmã Márcia fez a mística de envio dos participantes e equipe da Escola da Juventude.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 2 pessoas

Com informações de Erik Nascimento, pela Articulação da PJ  Região Pastoral 3, do Regional NE3

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.