PJ da Arquidiocese de Feira (BA) elege nova coordenação em Assembleia

A imagem pode conter: pessoas sentadas, tabela e área interna

Aconteceu no último fim de semana (03-05/02) a Assembleia da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Feira de Santana/BA, que teve como tema: “Ser tão PJ: romper barreiras, renovar a esperança e celebrar a vida”; e como iluminação bíblica: “Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão. (Mt 28,10b)”. As atividades se derão na Chácara Santo Inácio, bairro Queimadinha. Nesta edição, além de avaliar os últimos dois anos de evangelização, e planejar os próximos anos, através do Plano Pastoral, a PJ da Arquidiocese de Feira de Santana também elegeu sua coordenação e assessoria arquidiocesanas e seus articuladores das 5 foranias.

As atividades se iniciaram na sexta, com a Mística Inicial, conduzida pelo facilitador da Assembleia, Bruno Conceição, que é pjoteiro natural de Salvador,e ex secretário regional da PJ.

No sábado pela manhã, os trabalhos continuaram com a reza do Ofício Divino da Juventude, onde houve a recordação de fatos e pessoas que marcaram a história da PJ desta Arquidiocese. Em seguida foi feita uma breve memória da caminhada da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Feira de Santana, com os pjoteiros Cristiam Machado e Erik Nascimento. História essa que se iniciou em 1992, por iniciativa do padre Miguel, espanhol e apaixonado pela causa das juventudes. Portanto são 25 anos de caminhada que celebramos em 2017.

Em seguida, se dividiu a plenária em grupos, para responder “o que temos” e “o que queremos” nos meios eclesial, social e politico. Já no sábado pela tarde, Lizandra e Ramon fizeram uma partilha sobre a caminhada da coordenação arquidiocesana nesses últimos dois anos. Logo após, os pjoteiros foram novamente divididos em grupos, para trabalhar os locais bíblicos e ver luzes em alguns documentos da Igreja, que pudessem ajudar na construção do plano pastoral. O final da tarde foi momento de celebrar, com a Santa Missa, presidida pelo Padre Avelino. Em sua homilia, o padre destacou a importância dos jovens pjoteiros serem “sal da terra” e “luz do mundo”, fazendo a diferença dentro desta realidade de cultura de morte e descarte. Para fechar o sábado, os pjoteiros se reuniram num luau e entregaram os certificados aos jovens que concluíram a formação da Escola da Juventude Dom Hélder Câmara.

No domingo pela manhã, logo após a mística os trabbalhos focaram na construção do plano pastoral, que foi aprovado e agora será tocado pela equipe ampliada da PJ. Por fim foi o momento de escolher os nomes que estarão nos serviços, em favor dos grupos de jovens presentes nas comunidades desta Arquidiocese. Para a  Coordenação Arquidiocesana (colegiada)  foram escolhidos: Larissa Aragão, Camila Dias e Erik Nascimento. Para a assessoria arquidiocesana ficaram Irmã Márcia e Cíntia. Nas articulações das 5 foranias, em ordem crescente, foram confirmados : Lúcio Gomes, Paulo Vitor, Jorlan Neri, Franciel Santana e Cristiam Machado. E por fim, na assessoria da Escola da Juventude: Ir. Lilian e Tarcísio. E na assessoria financeira a Irmã Eulediane. A Mística de Envio foi momento de agradecer a vida doada dos que estiveram na coordenação no último período e que nessa assembleia deixaram o espaço (Lizandra e Ramon). Também momento de agradecer aos que vão exercer essa articulação pjoteira, nos variados serviços, rezando para que tudo seja muito frutífero. A PJ da Arquidiocese de Feira de Santana também agradece à disponibilidade de Bruno, e a todos delegados e delegadas que construíram essa Assembleia Arquidiocesana.

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Com informações de Erik Nascimento

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress