PJ Aracaju visita a Galileia Juvenil em seu Retiro

A imagem pode conter: 27 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Aracaju realizou, entre os dias 28 a 30 de julho deste ano, o seu III Retiro Arquidiocesano. Visitamos as terras da Galileia, chão sagrado e muito importante nas andanças de Jesus.
Foram momentos de revisitar nossas dores, medos, sonhos e projetos de futuro. Uma oportunidade para pensar quem sou eu, como as outras pessoas são parte de mim e participam da minha vida e identidade.
O tema que nos conduziu durante este momento orante foi “Galileias Juvenis: meditando sobre fé e vida”, tendo como objetivo rezar sobre quem somos, o que estamos vivendo durante nosso período da juventude. Tendo no lema “Quem vem de lá? Que jovem que é?” uma ajuda para essa meditação, um auxílio na reflexão sobre como cuidar do outro(a) que é diferente de mim e precisa da minha ajuda.
Além dos problemas de saúde que a vida cotidiana tem provocado na juventude, é importante falar sobre relações de gênero do nosso dia-a-dia. O retiro possibilitou uma oração, meditação e conversa sobre as dores e desafios que as mulheres vivenciam diariamente, assim como os homens são educados para desrespeitar e violentar através de brincadeiras, silenciamento nos espaços profissionais e políticos e sobrecarregar as mulheres nas atividades domésticas.
Existe uma forte carga nos ombros da juventude de hoje, uma pressão que silencia, machuca, adoece e impõe modelos e obrigações de “sucesso” e “glória”. Causando depressões, suicídios e torturas de mentes e corações.
Saímos de lá com a missão de acolher o Cristo que está presente em todos(as) nós, principalmente nos mais pobres e marginalizados. 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, árvore, céu e atividades ao ar livre

Com informações de Carlos Nunes, pela coordenação arquidiocesana da PJ Aracaju

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress