PJ apoia candidatura da REJU à presidência do CONJUVE

É com muita alegria que nos dirigimos aos grupos de base da Pastoral da Juventude de todo Brasil. Sabemos da importância que as juventudes que militam, sonham e rezam em suas realidades têm na representação da PJ no Conselho Nacional de Juventude. Entendendo essa importância e a reafirmação dessa opção, feita na Ampliada Nacional de Belo Horizonte, em 2014, cumpre-nos partilhar todos os caminhos trilhados, opções feitas e ações desenvolvidas, sempre com base naquilo que foi deliberado pelos representantes da PJ de todo Brasil.

Essas opções são iluminadas pelo Evangelho, com vistas à plenitude do Reino. Desta forma, se faz Política, Debate, Diálogo e Construção com clara opção pela juventude empobrecida e marginalizada. Tudo isso pauta nossas bandeiras de luta e ajuda-nos a trilhar um caminho de coerência.

Já se aproxima o momento em que o Conselho Nacional de Juventude irá eleger sua nova mesa diretora, desta vez, tendo um membro da sociedade civil na presidência, conforme estabelece o regimento do Conselho. A reunião ordinária onde acontecerá a eleição ocorrerá entre os dias 02 e 04 de setembro. Diante desse fato, temos buscado construir um diálogo que atenda as principais bandeiras da PJ, bem como um entendimento daquilo que representa a maior viabilidade do que acreditamos.

Por entender que o fortalecimento das bandeiras dos movimentos sociais que representam as diversas juventudes brasileiras passa, necessariamente, por uma articulação e estreito diálogo entre estas entidades, a Pastoral da Juventude, após muitos diálogos e reflexões, manifesta seu apoio ao conselheiro Daniel Souza, representante da Rede Ecumênica da Juventude (Reju) e atual vice-presidente, na eleição para o serviço de presidente do Conselho Nacional de Juventude para a gestão 2015-2016.

O direito à vida, às manifestações, à autonomia e protagonismo juvenil, e a luta contra todas as formas de morte e violência, sempre com o olhar fixo no Reino que é de todas e todos, e no exemplo do Mestre, defesas constantes da Pastoral da Juventude, também pautam a história e caminhada da Reju.

Daniel é candidato único à presidência, mas não isolado. Junto a ele, as juventudes brasileiras lutam e sonham com uma nova sociedade possível e urgente. Compreendemos que o Conjuve se fortalece com Daniel à frente, sempre um passo adiante, motivo pelo qual a Pastoral da Juventude se manifesta favorável à sua candidatura, e reitera sua disposição profética e compromisso em lutar por uma política de juventude efetiva e eficiente.

Discutir política pública de juventude é palavra-chave no momento que estamos vivendo, de organização e preparação da 3ª Conferência Nacional de Juventude. Convocamos os grupos de jovens a rezarem a‪#‎3ConfJuv‬, participando das etapas municipais, regionais, territoriais, organizando etapas livres, apresentando propostas para mudança da realidade local e nacional, e ainda disputando vagas para as etapas estaduais e nacional.

Aos grupos de base, unidos em sonhos e lutas, manifestamos nosso agradecimento e reiteramos a disponibilidade em receber sugestões, palavras e manifestações. Esse processo, certamente, ajuda e muito a construção de uma presença cada vez mais profética e efetiva da PJ no Conjuve. Que o exemplo e a força de Jesus continuem inspirando nossas ações e nos dando a coragem e esperança tão necessárias nesses tempos.

‪#‎PJnoConjuve‬

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.