Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Feira (BA) conclui mais uma turma da Escola da Juventude

No último fim de semana (20 a 22) se realizou a 5ª e última etapa da Escola da Juventude Dom Hélder Câmara, da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Feira de Santana. O encontro foi realizado mais uma vez na Chácara Santo Inácio, em Feira de Santana. O encontro se iniciou mais uma vez com a mística na sexta à noite.

O sábado foi iniciado com a reza do Oficio Divino da Juventude. Tanto pela manhã como pela tarde a assessoria temática foi facilitada por Murilo Rebouças, pjoteiro da Diocese de Barreiras. No primeiro período o tema foi Análise de Conjuntura, onde se foi discutida a realidade da juventude, do povo negro, das jovens mulheres, entre outros segmentos. Já a parte da tarde foi o momento de se estudar a juventude nos Documentos da Igreja. A abordagem enfocou os documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II. O sábado à noite foi o momento de celebrar a formatura das/os pjoteiras/os que concluíram essa etapa de formação da PJ, que preza pela formação integral, como pedem os bispos em documentos do CELAM e da CNBB. Os jovens escolheram como padrinhos outros pjoteiros com uma caminhada um pouco maior, e se seguiu toda a questão da cerimônia de formatura.

Por fim, o domingo foi o momento de fazer a memória de toda a caminhada da Escola da Juventude no ano de 2015, através da sua síntese. Quem conduziu esse momento foi o pjoteiro Erik Nascimento, da cidade de Amélia Rodrigues. Logo após, a assessora arquidiocesana Ir. Lilian conduziu a avaliação deste ano de EJ em que foram feitas sugestões e também colocações do que se deve fortalecer neste espaço de formação e espiritualidade pjoteira.

 

Fonte: Erik Nascimento, pela articulação da PJB na Região Pastoral 3

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.