Pastorais da Juventude da Região Pastoral 1, no Regional NE3, realizam Ampliada

No último fim de semana, de 20 a 22 de Março, aconteceu em Alagoinhas-BA, a Ampliada das Pastorais da Juventude do Brasil da Região Pastoral 1 do Regional Nordeste 3; A Ampliada teve a proposta de traçar metas para a revitalização da Pastoral da Juventude na Diocese de Alagoinhas e de realizar uma formação sobre o Ofício Divino da Juventude.

Na sexta-feira, foi houve uma roda de conversa com lideranças de paróquias e de grupos jovens sobre as dificuldades e alegrias encontradas na caminhada. Após o momento de partilha, os presentes discutiram sobre organização de um grupo de base da PJ, as fases que um grupo passa, a figura do coordenador e sobre a dificuldade encontrada no campo, com o êxodo de muitos jovens, para trabalhar, ou estudar nas grandes cidades.

No sábado, a Ampliada foi assessorada por José Conceição Araújo, ex-assessor nacional da PJR, que coordenou o momento de formação sobre o ODJ. Partindo do histórico, dos motivos pelos quais o ODJ existe e a importância de termos esse instrumento, até as explicações aprofundadas sobre os elementos do Ofício, além das particularidades de cada um dos Ofícios, a assessoria proporcionou novos pensamentos sobre o uso do ODJ, pois além trouxe muitas informações relevantes, que muitas vezes nos passam despercebidas. Para finalizar o momento de formação, houve uma conversa sobre Ecumenismo x Diálogo Inter-religioso.

No domingo, os delegados, coordenadores das PJs nas (arqui)dioceses presentes, voltaram aos trabalhos iniciados na sexta-feira e traçaram metas de ação para a PJ na Diocese de Alagoinhas, com o objetivo de formar a base e garantir a continuação da construção da Civilização do Amor em tais terras sagradas.

Fonte: Althielis de Jesus, pela articulação da PJB na Região Pastoral 1

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress