Lorena Lima, presente!

 Lorena Lima, presente!

Lorena Lima
“A morte já não mata, não mata mais a morte. Do chão banhado em sangue, a flor brota mais forte.”

Dos retalhos de nossas histórias, fazemos memória de vida doada. No dia que estaria celebrando sua primavera, trazemos presente Lorena Lima. Lorena iniciou sua caminhada na catequese, na comunidade de Santa Luzia, no Bairro Altamira, bairro de periferia de Parauapebas, Sudeste do Pará. Por volta de 2005 iniciou sua caminhada na Pastoral da Juventude, quando em 2008 serviu a coordenação paroquial. Lorena era jovem, negra, militante das causas populares, pela participação das mulheres nos espaços, da luta feminista, e principalmente pelas causas de toda a juventude. Era alegre, tinha um sorriso marcante, sempre animando os espaços onde caminhava, amava o povo, amava crianças e os jovens. Nossa amiga tinha os ombros calejados na luta, era mãe e assessora da Pastoral da Juventude de Parauapebas. Estava candidata a conselheira tutelar da cidade e sua bagagem com certeza dava respaldo a sua candidatura.

Tanta vida e tantos sonhos reunidos, que muito cedo voltaram para a Mãe Terra. Após um dia todo de campanha Lorena foi brutalmente assassinada em sua própria casa por um homem que queria assediá-la. Lorena foi vítima do extermínio de jovens, do machismo e do feminicídio, da violência contra as mulheres, mazelas combatidas ardentemente por ela. Foi uma grande perda como mulher, como companheira e como militante nos espaços em que participava.

Testemunha fiel do Reino, Lorena não será esquecida, continua viva nas nossas lutas, em nossas orações, e em todo o trabalho que fez na articulação das bases e na vida de tantos e tantas jovens da diocese de Marabá.

Permanecerá viva e presente em nossas lutas! Lorena é lembrada e sua memória se reflete também nas lutas de milhares de jovens que não a conheceram, mas que sentem como forma viva na sua caminhada a sua presença, sentem suas dores e suas lutas.

É no fazer memória, num projeto lindo e profético, que a Pastoral da Juventude de Fortaleza, em Parceria com o CEBI-Ceará, batiza a 2ª Turma do Curso Bíblico Arquidiocesano com o nome de Lorena Lima. O processo da escolha do nome se deu também de forma profética! Lorena Lima: mulher, negra, feminista, mãe, jovem, companheira… Essa homenagem se dá como uma resposta de gratidão às suas lutas, e às lutas da Pastoral da Juventude em todo o Brasil.

No dia de hoje, fazemos memória pelo dom da tua vida e te presenteamos com nosso compromisso!

Por Lorena nenhum minuto de silêncio, mas uma vida inteira de luta!

Postagens relacionadas

1 Comment

  • Nossa amiga Lorena Lima jamais será esquecida, estaremos sempre fazendo memória a esta grande jovem, que passou por nós e deixou sua marca.Sua história sempre será lembrada.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress