Lorena Lima, Presente na Caminhada!

CARTA ABERTA CONTRA A VIOLÊNCIA E O EXTERMÍNIO DE JOVENS

 

 

 Parauapebas/PA, 21 de setembro de 2015.

 

“Vamos juntos gritar, girar o mundo! Chega de violência e extermínio de jovens” (Pe. Gisley Azevedo).

No Brasil milhares de jovens são vitimas das diversas formas de violência todos os dias. Há no país uma cultura de extermínio dos e das jovens. Assistimos cotidianamente, na TV, reportagens que confirmam estas informações. Mesmo diante dos fatos apresentados pela mídia ou pelas pesquisas que tem sido feitas, os governos continuam inertes diante da barbárie cometida contra a vida da juventude brasileira. Isso quando esta barbárie não é respaldada ou praticada pelos próprios órgãos do Estado.

Parauapebas município situado à região sudeste do estado do Pará, encravado em uma das regiões mais ricas do planeta, se apresenta como um dos municípios brasileiros em que a juventude está mais exposta a violência, sobre tudo a violência letal. É assustador pensar que uma terra como esta que é tida como a terra da esperança de tantos homens e mulheres se traduza num espaço de violência e morte. É assustador saber que nós jovens não teremos um futuro se essa cultura de morte prevalecer. Nós, todos e todas, estamos morrendo!

Lorena Lima, jovem, mulher, negra e militante das causas sociais, sobretudo as de juventude, foi brutalmente assassinada. Lorena era assessora da Pastoral da Juventude de Parauapebas, uma ação articulada dos jovens da igreja católica que sempre se posicionou de diversas formas contra a violência e do extermínio dos e das jovens, e estava candidata a Conselheira Tutelar da cidade. Nos últimos meses tinha dedicado muitas e muitas horas ao estudo e a reflexão coletiva sobre seu papel na sociedade parauapebense.

Hoje, não só a Pastoral da Juventude e as Comunidades Eclesiais de Base da Diocese de Marabá, mas também o Levante Popular da Juventude, o Conselho da Criança e do Adolescente e tantos outros coletivos aos quais Lorena contribuía de forma direta ou indireta sofremos uma grande baixa nessa luta, tendo uma de suas lutadoras vitimada pela violência que tanto combateu.

Hoje temos uma certeza: sua luta não será em vão! Lorena é testemunha fiel do Reino de Deus, que ela construía no cotidiano da luta. Por isso reafirmamos nosso compromisso com a vida! E vamos preparar nossa militância para intensificar a luta contra qualquer forma de violência e extermínio dos e das jovens; Contra o feminicídio e o machismo que vitimiza milhares de mulheres todos os dias; Contra a redução da maioridade penal; Contra as praticas ilegais de divulgação de imagens de vitimas de violência em redes sociais, não respeitando a privacidade e a dor dos familiares e amigos.

Por fim, reafirmamos a toda juventude de que a luta da companheira Lorena Lima ficará marcada em nossa mente e nosso coração e vai motivar uma multidão de seguidores no combate a violência e o extermínio de jovens, “pois o que a memória amou ficou eterno” (Adélia Prado).

Deus te receba no calor do teu abraço, Lorena.

Lorena Lima, Presente!

Pastoral da Juventude da Diocese de Marabá

Comunidades Eclesiais de Base da Diocese de Marabá

Pastorais Sociais da Diocese de Marabá

Levante Popular da Juventude de Marabá e Parauapebas

Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Parauapebas

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.