FAÇAMOS FLORESCER!

 FAÇAMOS FLORESCER!

#SerTãoPJ“Veja: o inverno já passou!
Olhe: a chuva já se foi!
As flores florescem na terra,
o tempo da poda vem vindo,
e o canto da pomba já se ouve em nosso campo”
(Cânticos 2, 11-12)

Vamos plantar flores!

O objetivo geral da ANPJ 2017 é “revisar a ação evangelizadora da Pastoral da Juventude no Brasil para que permaneça fiel à sua missão de cuidar e defender a vida da juventude, despertar a esperança e florescer o Reino”.
Um dos verbos usados, como desejo profundo, é “florescer”. Queremos fazer “florescer o Reino”. Coincidência ou não – talvez seja a Providência – descobrimos que a flor mais antiga do mundo é da Chapada do Araripe, onde, aos seus pés, faremos nossa Ampliada Nacional. Isso soou como um estalo na criatividade de pensar um elemento simbólico e místico, que congregue PJteiros e PJteiras do Brasil inteiro nesse processo: a flor! Não existe um lugar nesse Brasil onde não haja flores. No plural mesmo. A diversidade é tão grande, e em cada uma, existem muitas histórias e lendas por trás. E quem não gosta de alguma flor?
Sendo assim, junto com a prece especial pela ANPJ nas nossas orações pessoais, fazemos uma outra motivação para essa primavera que chega em diferentes formas em cada canto e bioma do nosso país: cuidar de uma flor, em todo seu processo de desenvolvimento. Vai desde a escolha do vasinho, o preparo da terra, a escolha da semente, o cuidado com a fase da Lua e o período para plantá-la; plantar, regar, expor à luz do Sol, dialogar permanentemente com a semente, motivar que ela germine, e seguir conversando com essa mistura terra-semente-água-sol-oxigênio para que ela vá se desenvolvendo. Importante proteger do frio, ou do calor excessivo, e a água também têm que ser dosada na medida. Reze perto da sua flor, para que ela possa rezar com você conforme for crescendo.
Sabemos que nosso Deus, com toda a sua Criação, nos presenteia com as condições favoráveis para que a semeadura e o cultivo sejam fecundos. Florescer é consequência de tamanho cuidado e amor, partilhados e gratuitos.
É na mística de cultivar algo tão singelo como uma flor, na sua delicadeza e beleza, que lançamos a provocação de plantar flores pelos nossos caminhos, na nossa casa, nos nossos grupos… Se formos capazes de cuidar de uma flor, também seremos capazes de cuidar da PJ e da vida de muitos e muitas jovens.

A primavera anuncia seu tempo! É um novo ciclo que se inicia na Natureza e em nós. As energias do universo conspiram a favor da Boa Nova: na resiliência, na paciência, no profetismo, na ternura e na esperança.
E nós acreditamos que é tempo da Novidade!
Vamos juntas e juntos!

#FaçamosFlorescer
#ANPJ2017

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress