ENCONTRO REGIONAL DA PJ LESTE 2 VAI REFLETIR CUIDADO COM A CASA COMUM

 ENCONTRO REGIONAL DA PJ LESTE 2 VAI REFLETIR CUIDADO COM A CASA COMUM

REGIONAL LESTE 2 12669544_10205933996772598_6547337141535430854_n“Juventude e o cuidado da casa comum”. É este o tema que as juventudes do Regional Leste 2 (ES e MG) vão refletir no Encontro Regional da PJ, que será realizado de 08 a 11 de dezembro. Para definir a temática, a Coordenação Regional se reuniu em São João del-Rei, no último fim de semana, de 29 a 31 de janeiro.

A proposta do encontro faz referência à Campanha da Fraternidade de 2016. O grito de cuidado com a “Casa Comum” é o grande convite do Papa Francisco, na encíclica “Laudato Si”. O texto, aliás, será um dos instrumentos para iluminar a reflexão e ajudar na construção da metodologia. A iluminação da Palavra de Deus é uma das grandes preces das cartas paulinas: “Para que Deus seja tudo em todos” (1 Cor 15,,28). A “Canção da Terra” de Pedro Munhoz também será recordada como lema e grito orante sob o trecho: “Onde a vida dá seus frutos, o teu filho vem cantar”.

A assessora da Coordenação Regional da PJ, Alexandrina Faresi, afirmou que “o tema é profético”. Para ela, será oportunidade de refletir a contribuição da Juventude para com a vida e a espiritualidade. Robson Goltara, que também compõe a equipe de assessoria, disse que as escolhas de lema, tema e iluminação bíblica levam à Juventude a rezar a vida em comunhão com a Igreja, destacando ainda a importância da vivência da misericórdia.

O jovem Wellington Pereira, que representa a Arquidiocese de Pouso Alegre na CRPJ do Leste 2 e integra a Equipe Metodológica do Encontro, afirmou que os grupos de base poderão viver o momento em sintonia e que as dioceses do regional terão grande oportunidade de contribuir e capacitar lideranças. “O objetivo é de oferecer um espaço de formação e partilha, proporcionando a integração e a articulação através da vivência da espiritualidade libertadora”, destacou ele.

A atividade teve assessoria metodológica do ex-secretário regional das PJ’s do Leste 2 e ex-representante da Pastoral da Juventude no Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), Edgar Mansur. Além dele, marcaram presença o assessor do Serviço Regional de Evangelização da Juventude, Pe. Enivaldo Oliveira e o assessor nacional da PJ, Pe. Sebastião Corrêa. O bispo diocesano de São João del-Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart, também marcou presença e acolheu os jovens com palavras de incentivo e apoio

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress