Diocese de Crateús, no Ce, realiza assembleia

Crateús_1

Sonhos, sonhos e sonhos!

“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.”

Nos dias 11 e 12 deste mês de Março, estivemos pelas terras abençoadas de Tauá, na perspectiva de rever nossa caminhada pastoral do ano passado e rezar horizontes para nossa ação evangelizadora no Sertão de Crateús e Inhamus. Utilizando-se da metodologia: VER, JULGAR e AGIR, fomos submersos num espírito de reflexão,hoj criticidade e profetismo.Crateús_2

VER: Fizemos a experiência de escutar as atividades realizadas, ver a ação evangelizadora que acontece nas paróquias. Aprendemos com as diversas experiências. Foi lindo ver a disponibilidade, a resistência, a doação e o serviço realizado pelos grupos de base que é o cuidado com a vida de tantos e tantas jovens.

JULGAR: Dom Aílton Menegussi, bispo diocesano, nos ajudou a compreender a nossa missão a partir da missão de Jesus, que é libertar. Sendo assim, é preciso fortalecer a nossa forma de acolher, escutar, se comunicar e viver com a juventude e suas diversidades. Diante de uma sociedade em constante mudança, precisamos rever nossas prioridades e metas de vida, na perspectiva de uma libertação integral.

AGIR: Tiramos como encaminhamentos para 2017, protagonizar e trabalhar com mais vigor em preparação ao 11º Encontrão das CEBs; Participação efetiva na Missão Diocesana em Monsenhor Tabosa e Jornada Diocesana da Juventude. Também, a criação do Setor de Juventude, instituição que agregará em seu seio as diversas expressões de juventudes e grupos, pensando em criar um espaço de discussão mais amplo e democrático conforme a 5ª Linha de Ação do Documento 85 da CNBB – Evangelização da Juventude.

O transcorrer destes dias foi, para nós, de extrema valia: no olhar de cada jovem se depreende uma paixão, um sonho incontido, uma utopia de vida! Que nós saibamos compreender esta mensagem e vivenciar este poderoso sentimento! Que possamos fazer florescer a tão sonhada Civilização do Amor! Viva a Pastoral da Juventude!

Pela Equipe de Articulação e Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude
Marcelo, Romário e Maykon.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.