Curso Regional de Formação de Assessores é realizado em Feira de Santana/BA


Foi realizado neste fim de semana (21-23 de abril) o Curso de Formação de Assessores (CUFA) da Pastoral da Juventude do Regional Nordeste 3. A formação ocorreu na Chácara Santo Inácio, em Feira de Santana. O encontro contou com a presença de assessores diocesanos das várias partes do regional. Também contamos com a presença de Samantha Gadelha (Secretaria Regional), Ivan Santos (Assessoria Regional) e articuladores de RP, e da equipe local (Arquidiocese de Feira de Santana).

O encontro começou na sexta, com a Mística Inicial, conduzida por Selma, da Diocese de Jequié, e outros assessores e jovens. Rezamos o Ofício Divino da Juventude, e sem seguida nos apresentamos.

O sábado iniciou com o ofício da manhã, e logo em seguida começou-se a formação, que ficou por conta de Hildete Emanuele, da Arquidiocese de São Salvador. O tema do CUFA foi: “Ministério da assessoria: chão, caminhos e horizontes”. Na parte da manhã de sábado, Hildete ajudou a todos a fazer uma visão geral de como está a assessoria em todo nosso Regional. E especial, foram utilizados os dados dum questionário respondido pelos assessores. Ainda pela manhã contamos com a visita de Dom Zanoni, arcebispo metropolitano de Feira de Santana, que também nos falou da importância da formação e da pastoral de conjunto.

A parte da tarde foi o momento de pensar luzes para o caminho, e no fim da tarde foram divididos grupos para pensar nesse sentido, e ver através da metodologia e subsídios utilizados, como trabalhar a assessoria em nossas Dioceses e Regional. Após o intervalo e janta, foi o momento da noite cultural, onde contamos com a apresentação teatral da Taís, que faz parte da comunidade católica local, e do grupo Magis (juventude ligada aos Jesuítas). Esta apresentação falou da realidade sofrida dos retirantes da nossa regiuão nordeste, que graças a Deus, tem diminuído nos últimos anos. Ainda houve um karaokê, provocado por Ivan, da nossa assessoria regional.

 

O domingo iniciou com a Santa Missa na Igreja Todos os Santos, junto à toda comunidade. Em seguida, voltamos à plenária. Momento de pesar o agir, o concreto, definir caminhos e horizontes para a assessoria da PJ nas Dioceses e Regional. Por fim, rezamos a mística de envio, com a condução da Arquidiocese de Feira de Santana, onde nos abençoamos, pedindo luz para o caminho de serviço nas Dioceses e bases.

Com informações de Erik Nascimento, pela Articulação da PJ na Região Pastoral 3

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress