Jovens e Assessores posam para foto oficial

COORDENAÇÃO NACIONAL DA PJ SE REÚNE EM SÃO PAULO

O Centro de Juventude Anchietanum de São Paulo foi a casa da Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude e Comissão Nacional de Assessores de 19 a 22 de março. Foi lá que os jovens e assessores se reuniram para a primeira reunião de 2015, que, dentre outras pautas, contou com a avaliação do ENPJ e a partilha da caminhada da Pastoral da Juventude nos Regionais do Brasil.

Jovens e Assessores posam para foto oficial
Jovens e Assessores posam para foto oficial

“As partilhas são momentos ricos e bonitos. Percebemos uma Primavera na vida da Igreja com as atitudes de Francisco. Também sentimos um olhar mais cuidadoso dos Bispos para com a Juventude”, afirmou Guto Wendler, que representa a PJ do Regional Sul 2 (PR). O grupo falou da realidade dos grupos de jovens, além da caminhada dos Regionais com seus projetos e atividades para 2015.
Essa foi a primeira reunião da Coordenação após a realização do XI Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, realizado de 18 a 25 de janeiro na cidade de Manaus/AM. O momento foi também de ler as avaliações dos delegados e delegadas e fazer apontamentos para a realização da próxima atividade, que deve ocorrer depois de 3 anos. O membro da Comissão Nacional de Assessores, Irmão Paulo de Jesus, destacou a temática do XI ENPJ, que refletiu a figura de Jesus através da Iluminação Bíblica: “Mestre, onde moras?Vinde e vede!”(Jo 1, 38-39b). “O processo metodológico que vimos construindo nos últimos encontros nacionais nos sinalizam que passamos pelos grupos de base, refletimos nossa eclesialidade e, agora, reafirmamos a centralidade na pessoa de Jesus. É bonito ouvir e constatar nas avaliações que, a juventude que esteve em Manaus, partilhou a vida, o pão e a utopia… Reconheceram o mestre e voltaram contentes para anunciá-lo”, afirmou.

CONFERÊNCIA NACIONAL DE JUVENTUDE

O grupo contou ainda com a visita de Alex Piero, que partilhou sobre sua participação na construção da Segunda Conferência de Juventude, quando representou a PJ no Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE). O atual representante da PJ, Samuel Werneck, afirmou que a PJ vai seguir contribuindo nas discussões de Políticas Públicas e vai se mobilizar em todo o Brasil para garantir a pauta das principais bandeiras assumidas, como a luta contra o Extermínio da Juventude na Terceira Conferência, que foi anunciada para o ano de 2015.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.