CNBB: Sínodo, Assembleia e nota sobre povos indígenas são temas da entrevista coletiva

“Viver o acolhimento em nossas comunidades, respeitando cada filho e filha de Deus; ajudando das famílias e superarem os desafios deste tempo”, disse o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, durante entrevista coletiva à imprensa nesta quinta-feira, 23, na sede da Conferência, em Brasília (DF). Também atenderam os jornalistas o arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente, dom José Belisário da Silva, e do bispo auxiliar de Brasília e secretário geral, dom Leonardo Steiner.
A fala de dom Damasceno referia-se aos resultados da 3ª Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família, realizado de 5 a 19 de outubro, no Vaticano. O evento discutiu o tema “Os desafios da família no contexto da evangelização”. O Brasil esteve representado na Assembleia Sinodal por cardeais e bispos, além de um casal brasileiro, membros da Equipe de Nossa Senhora.
O cardeal Damasceno foi um dos três presidentes delegados da 3ª Assembleia Extraordinária do Sínodo. Ele explicou que, pela primeira vez, o Sínodo está sendo realizado em duas etapas, por decisão do papa Francisco, o que facilita no amadurecimento dos temas de trabalhos. Em outubro de 2015, acontecerá a 14ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.
“O resultado deste Sínodo, ou seja, a síntese, aprovada pelos padres sinodais como primeiro texto, será enviado às Conferências Episcopais e dioceses para ser trabalhado e refletido. A partir desse primeiro estudo, as contribuições serão devolvidas à Secretaria Geral do Sínodo para a elaboração de um novo instrumento de trabalho para o Sínodo de 2015. E então, ao final do Sínodo, teremos a Exortação Apostólica pós-sinodal”, explicou dom Damasceno.
De acordo com o cardeal, a CNBB, assim como outras Conferências, poderá eleger quatro padres sinodais e também dois suplentes para o Sínodo do próximo ano.
Visita ao papa Francisco
Dom Damasceno recordou aos jornalistas, que antes do Sínodo, a Presidência da CNBB realizou uma visita ao papa Francisco, no final do mês de setembro. Segundo o arcebispo de Aparecida, o encontro foi um momento fraterno e agradável. Na oportunidade, a Presidência entregou ao papa Francisco os últimos documentos produzidos pelos bispos do Brasil. “Nós voltamos desse encontro muito encorajados e animados, muito fortalecidos por essa comunhão com o papa”, disse o cardeal.
Assembleia Geral
O cardeal falou, ainda, na entrevista coletiva, sobre os preparativos para a 53ª Assembleia Geral da CNBB, que será realizada de 14 a 25 de abril, em Aparecida (SP). O Conselho Permanente da CNBB, reunido em Brasília, de 21 a 23 de outubro, avaliou os trabalhos da última Assembleia e definiu a programação da próxima edição do evento.
A Assembleia Geral de 2015 será eletiva, ou seja, haverá a escolha da nova Presidência da entidade para o próximo quadriênio (2015-2019). Haverá também a revisão das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). Sobre as Diretrizes, dom Damasceno explicou que não haverá um novo texto, mas a atualização das atuais ações pastorais.
“As Diretrizes Gerais serão atualizadas, com base no discurso do papa aos bispos do Rio de Janeiro e aos Bispos do Celam, durante visita ao Brasil. Também buscaremos inspiração na Exortação do papa, “Alegria do Evangelho”.
Pelos direitos indígenas
O vice-presidente, dom José Belisário da Silva, apresentou a nota aprovada pela Conselho Permanente sobre “Os direitos dos povos indígenas”. No texto, os bispos manifestam preocupação com a decisão da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal, que anula o reconhecimento da Terra Indígena Guyraroká, do Povo Guarani-Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, como de ocupação tradicional indígena, e a Portaria  que declara a Terra Indígena Porquinhos, no Maranhão, como de posse permanente do grupo indígena Canela-Apãniekra.
Para o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, as decisões são indícios de retrocesso que podem ameaçar os direitos já conquistados pelos povos indígenas. “Temos a impressão de que vamos para um retrocesso já quanto às terras demarcadas”, afirmou.
Segundo a nota da CNBB, “concluir o processo de demarcação das terras indígenas é saldar uma dívida histórica com os primeiros habitantes do país e decretar a paz onde há graves conflitos que vitimam inúmeras pessoas”.
Para dom José Belisário, a questão vai além da demarcação das terras indígenas. É preciso que a sociedade se livre de uma visão preconceituosa sobre os índios. “Na nossa sociedade, a opinião pública vê o indígena de maneira negativa. Nós temos de mudar a nossa visão e a de nosso povo sobre a comunidade e os povos indígenas”, acrescenta.
Dom Leonardo ressalta que a Conferência estará atenta aos direitos dos povos indígenas. “Vamos procurar os membros do Supremo para entregar a nota, pois acreditamos que os pequenos merecem nosso cuidado”, concluiu.
Fonte: CNBB

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.