2ª Etapa da Escola da Juventude da Diocese de Paulo Afonso (BA)

Entre os dias 4 e 5 de junho foi realizada a 2ª etapa da Escola da Juventude Dom Mário Zanetta, no ano de 2016. O encontro aconteceu na sede da Associação Regional de Convivência Apropriada à Seca (Arcas), em Cícero Dantas. Além dos jovens da Pastoral da Juventude, esta etapa contou com a presença de jovens da Pastoral Rural de paróquias vizinhas, inclusive de outras Dioceses, como das cidades de Heliópolis e Nova Soure(Diocese de Alagoinhas), Tucano (Diocese de Serinha) e Adustina (também da Diocese de Paulo Afonso). Também estiveram presentes jovens crismando da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, nesta mesma cidade de Cícero Dantas. Sem dúvida, essa foi uma etapa com muita troca de experiências entre esses diversos trabalhos pastorais com os jovens.

As atividades se iniciaram com a oração e dinâmica de apresentação, no sábado à tarde. Em seguida, começaram as formações, que nessa etapa focaram a Pastoral da Juventude. As primeiras foram abordadas por Erik Nascimento, da Arquidiocese de Feira de Santana. Começando a falar sobre a história da PJ, foi possível perceber como foi a construção do que é essa forma orgânica de evangelizar a juventude, em nossas terras. Logo depois se falou coo a PJ está organizada desde a base, com seus grupos de jovens, até a instância continental. A fala que fica mais forte aqui é que “não existe Pastoral da Juventude sem existir grupo de jovens”.

Na noite foi o momento de assistir um breve documentário sobre a ação pastoral do patrono da Escola da Juventude da Diocese de Paulo Afonso: Dom Mário Zanetta. Este bispo deu enorme contribuição na Igreja particular de Paulo Afonso, incetivando diversas pastorais e movimentos e ações na área da comunicação social. Uma das pastorais criadas e fortalecidas foi a Pastoral da Juventude, por isso esta homenagem a este pastor que muito fez pela juventude e todo povo da Diocese.

O domingo se iniciou com a reza do Ofício Divino da Juventude, que recordou a Visitação de Maria a Isabel: exemplo se serviço e humildade. Continuando a programação foi o momento de descontração, já com a presença dos crismandos. Em seguida tivemos a temática História da PJ na Diocese de Paulo Afonso, com a contribuição de Cidá Rosário, anfritriã do encontro. Por fim, a pjoteira Rose Carvalho, oriunda da Arquidiocese de Feira de Santana, agora residente em Paulo Afonso, abordou o tema Metodologia da PJ, mostrando como são os processos desta pastoral, que prima pela ação junto aos jovens mais empobrecidos, sem esquecer a fé e a oração.

Com informações de Erik Nascimento, pela articulação da PJB na Região Pastoral 3 – CNBB NE3

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.