Assembléia Arquidiocesana do Rio de Janeiro

PJ Rio: Planejamento e missão

A Pastoral da Juventude do Rio de Janeiro (PJ Rio) realizará sua Assembleia Arquidiocesana nos dias 10 e 11 de novembro, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha do Governador. Nesta edição, inspirado pelo Ano da Fé, o encontro terá como tema: “Animados e iluminados pela fé… Unimos as mãos e partimos em missão”.

A assembleia é um dos mais importantes encontros realizados pela pastoral, no qual se reúne toda a coordenação arquidiocesana, vicarial e forânea, assessores leigos e padres para avaliar o ano que passou e discutir os rumos da pastoral para o próximo ano. Diferente dos anos anteriores, nesta edição o foco é traçar as ações pastorais para os próximos dois anos, até 2014.

Um dos assuntos em pauta é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), que acontecerá em julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro. Para um grupo cuja a missão está voltada para os jovens, a Jornada torna-se um evento estratégico e uma oportunidade única para a Pastoral da Juventude do Rio mostrar o seu rosto, a sua identidade e o seu compromisso de evangelização não só para o mundo, mas, principalmente, para os jovens da Cidade Maravilhosa, aumentando, assim, o peso da assembleia, que pretende definir claramente o papel da PJ na JMJ Rio2013.

Para ajudar a levar o rosto da PJ à JMJ, encontra-se também como pauta da assembleia o Diretório da PJ Rio. A orientação será construída a partir de importantes fontes, como o Documento 85 da CNBB – Evangelização da juventude: desafios e perspectivas pastorais –, o Subsídio de Estudo da PJ, o Catecismo da Igreja Católica, o Youcat, entre outros, inserindo uma metodologia renovada e adequada à realidade dos jovens do Rio de Janeiro.

Aline Barbosa, CAPJ-Rio

— Estamos vivendo um grande momento na Pastoral da Juventude do Rio, onde nos preparamos para a tão esperada Jornada Mundial da Juventude, em 2013. E, animados pelo Ano da Fé, estamos motivados a fortalecer nosso trabalho com os grupos jovens nas paróquias, pois são eles que sustentam essa Pastoral. A partir dessa assembleia iremos avançar para águas mais profundas, com a construção do tão sonhado diretório da PJ Rio, que irá mostrar o nosso trabalho e orientar a nossa juventude. Queremos ajudar no crescimento de nossa Igreja, formando uma juventude missionária e que luta a favor da vida, na construção da civilização do amor, afirmou uma das Coordenadoras da Pastoral da Juventude, Aline Barbosa Almeida.

Com a assembleia, a PJ Rio também visa dar seguimento aos projetos nacionais da pastoral, que são: Caminhos de Esperança, Mística e Construção, A Juventude quer viver, Teias de Comunicação, Ajuri e Tecendo Relações. Dentro da programação do encontro, todos os projetos serão apresentados com suas descrições e requisitos, na expectativa de formar os Grupos de Trabalho (GT’s) de cada projeto também na Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Mais informações sobre a assembleia podem ser obtidas pelos telefones 9875-0550 (Aline Barbosa), 7113-8983 (Juliana Fernandes) e 9332-9921 (Thiago de França). A Paróquia Nossa Senhora Aparecida fica na Estrada Governador Chagas Freitas, 520 – Moneró – Ilha do Governador.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.