Ao Encontro da Missão: Nordeste 2 vive 12º ERPJ

 Ao Encontro da Missão: Nordeste 2 vive 12º ERPJ

Após 7 anos sem realizar encontros regionais, o Regional Nordeste 2 realizou nos últimos dias 20-22 de julho, o seu 12º Encontro Regional da PJ. No chão profético da Arquidiocese de Olinda e Recife a PJ armou sua tenda para abrigar todos os sonhos de PJoteiras e PJoteirosque vieram dos 04 estados integrantes do Regional – Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Iluminado pelo relato bíblico das primeiras comunidades cristãs – “A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma” (Atos 4, 32), o ERPJ foi momento e lugar para partilhar e celebrar a vida, e para alimentar a esperança.

WhatsApp Image 2018-07-24 at 11.22.22

Inspirado no testemunho e nos escritos de Dom Helder Câmara, o tema do ERPJ – Na construção do Reino, partimos com esperança ao encontro da Missão nos provocou a enxergar os elementos fundamentais de nosso caminhar como Pastoral da Juventude, o horizonte do Reino, traduzido por nós como outro mundo possível, a Civilização do Amor. Ao anunciar que partimosanunciamos o compromisso de pôr-se em saída, de caminhar, e também de repartir, partilhar. Queremos ir “ao encontro da Missão”, que é o encontro com a nossa identidade, com a juventude, com as lutas a que a realidade nos chama. Por sua vez, no lema no Encontro –Cremos na aventura do Amor! – nós reafirmamos a crença no amor como força que deve nutrir nossa fé e nosso ânimo para a missão.

WhatsApp Image 2018-07-24 at 11.22.28(1)

A partir destes elementos, pudemos trilhar um caminho de reconhecimento do nosso chão, da nossa realidade pastoral, com seus desafios, lutas e sonhos. Revisitamos os Eixos que orientam o ser/fazer da PJ – Formação, Ação, Espiritualidade e Articulação – buscando refletir nossas práticas e aprender novos e melhores caminhos para o desenvolvimento da nossa missão. Neste sentido, fizemos novamente a opção de aprofundar as prioridades nacionais da PJ em cada Eixo, investindo na capacitação coletiva para que todo o Regional caminhe em unidade com a PJ Nacional, tendo processos de articulação mais fortalecidos. O Encontro serviu ainda como espaço para sonhar e apontar novos horizontes para a PJ no Regional, construindo coletivamente os próximos passos de nossa caminhada, como os Encontros Estaduais da PJ em 2019, a Assembleia Regional em 2020, e a prioridade em torno da Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência contra a Mulher.

WhatsApp Image 2018-07-24 at 11.22.28

Atravessando inúmeros desafios e conscientes das limitações que ainda precisamos superar, a PJ do Nordeste 2 viveu nesse 12º ERPJ a aventura da ousadia que quer criar novidade, gerar vida, transformar! Moveu-nos o Amor que aprendemos com o Mestre jovem de Nazaré, amor que agora pulsa mais vivo e mais firme em nosso peito, nos animando a cultivá-lo e compartilha-lo em nossas bases! Viva a juventude, viva a PJ do Regional Nordeste 2!!!

 

 

Por:Coordenação Regional da PJ – Regional Nordeste II (AL, PB, PE, RN)

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress