24ª Romaria Estadual da Pastoral da Juventude do regional Sul 1

Com o tema: ” Maria da gente ecoando o grito pela vida das companheiras ” e o lema: “És a força da nossa esperança, Guia os passos da real Liberdade”, aconteceu no dia 15 de setembro, em Aparecida-SP, a 24ª Romaria estadual da PJ Sul 1.

Após seis anos sem voltar ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida , lugar onde aconteceu a vigésima Romaria celebrando os 40 anos da PJ no estado e no Brasil, a atividade que é a mais esperada pelos jovens do regional Sul 1, volta a casa da Mãe para ecoar um grito de esperança e pela vida das companheiras. Esta Romaria também é o primeiro passo para o caminho rumo aos 50 anos da PJ, que desde sua preparação, assim como durante a Romaria foram refletidos e rezadas.

aa293328-6da0-4449-8fcd-47f81b242ae9

Este ano  a Romaria contou com 16 caravanas oficiais com pelo menos 800 jovens vindos das 8 sub-regiões, e também com jovens que foram por conta própria e os jovens da arquidiocese de Aparecida, portanto, contamos com a participação de mais ou menos mil jovens, entre a outras Romarias que somaram e se encantaram com a presença da Pastoral da Juventude.

 

Fato interessante das romarias, é que elas mobilizam não só os jovens os grupos, como também familiares, amigos, e o povo das comunidades locais, o que não foi diferente este ano. Durante a programação vários Romeiros que passavam pela Tribuna, local da atividade, participaram e falaram que estavam arrepiados e felizes por ver tanta Juventude junta em Reza e celebração.

A escolha do tema e do lema vem de encontro a proposta do triênio, que se encerra este ano e tem com prioridade a defesa da vida das mulheres, o ícone feminino é Maria e tem como iluminação bíblica: ” todas as gerações me chamarão feliz. (Lc 1,48)”, e como palavras chaves “Ecoar e Esperançar”.  Estes elementos reforçam o grito da Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência contra as Mulheres e do caminho Jubilar dos 50 anos da PJ.

dd2a9c23-7cf5-4a8a-95c7-19f403ff746bAparecida surge como uma opção Profética e Mística para realização da romaria, afinal não é só a casa da mãe, mas uma mãe negra, mulher que é reflexo, não só da violência de gênero, mas também racial.  Mariama é aquela que acreditou e nós também confiamos no teu sim. A Romaria assim como em outros anos, é um gesto concreto da Juventude do Estado de São Paulo, que tem como objetivo ser uma celebração coletiva e diversa,  como refletido no ano anterior, ano em que não tivemos nossa Romaria, tempo que olhamos para sua importância, para que então este ano retomássemos de maneira mais coletiva, entendendo as reais raízes de se manter esta atividade, focando na devoção dos e das jovens à mãe Aparecida, e na simplicidade, uma atividade como forma de resistência. O que tornou esta Romaria não só a Romaria da Resistência, mas também da singeleza e da Ousadia, o que a faz ser histórica.

4f61f676-1797-4a86-a032-4a40098a5cbcDurante toda atividade podemos vivenciar com cantos, poesias, danças, palavras de ordem, muita reza, uma Romaria de todas e todos, uma Romaria que entra para história da PJ Sul 1. Agradecemos muito a toda a juventude que participou conosco e que se fez igreja jovem em Aparecida, que ajudaram a construir e a realizar esta atividade e que nos impulsiona a querer mais. Esta Romaria não se finda, ela continua ecoando esperançando em nossas dioceses e grupos.

 

Texto e fotos: Regional Sul 1

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.