20° CAJO discute papel da assessoria

 

O Curso de Assessores/as de Jovens – CAJO está na sua 20ª edição. Este projeto de formação de assessores/as é o mais antigo que temos na história dos Centros e Institutos de Juventude da Rede Brasileira.

Ao longo da sua história, o CAJO formou assessores/as de várias dioceses e congregações do Brasil e de outros países na América Latina. Também foram várias as pessoas que compuseram a equipe de coordenação deste projeto. É uma de opção pela juventude na América Latina levada a sério e com compromisso efetivo com uma proposta pastoral.

Nos dias 24 e 25 de julho, o curso refletiu sobre o papel do/a assessor/a em um esforço de aprofundar, a partir da pessoa do/a educador/a, a identidade, o contexto, projeto de vida e o acompanhamento. O grupo fez um caminho a partir de sua experiência pessoal e de sua prática pastoral. O método da ação, reflexão e ação – práxis – é um caminho para que esse estudo possa transformar nossas práticas.

Estão participando da atividade 25 pessoas do Brasil (RJ, CE, SC, RS, MG, MS, PR) e 1 pessoa do Paraguai. Estão presentes: Josefino de Murialdo, Maristas, Murialdina de São José, Irmãzinhas da Imaculada Conceição, Irmãs Coração de Maria, Irmãos do Sagrado Coração, Jesuítas, Salesianas, Filhos dos Pobres Servos, um padre diocesano, Servas da SSma Trindade e leigos/as.

A coordenação do evento, formada por pessoas da equipe do IPJ e colaboradores/as, está sob a responsabilidade de Antonio Frutuoso, Luiz Carlos Selbach, Ir. Janete Bortolini, Ir. Giselda Braga, Jeverson Peixoto e Ir. Alvanei Finamor.

Este espaço de formação de agentes para o trabalho com a juventude abre novas possibilidades e confirma o caminho do seguimento a Jesus por pessoas vocacionadas à serviço do acompanhamento aos/às jovens.

A assessoria do tema “O papel do/a educador/a”, duranteo o curso, foi realizada pela Carmem Lucia Teixeira, da equipe da Casa da Juventude.

Carmem Lucia Teixeira
Núcleo de Comunicação, Documentação e Pesquisa da CAJU
fonte: www.casadajuventude.org.br

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.